sexta-feira, 17 de junho de 2011

THE FIREMAN - STRAWBERRY OCEANS SHIPS FOREST


Primeiro trabalho em parceria com o produtor e ex-baixista da banda Killing Joke, Martin Glover,mais conhecido como Youth. A produção deste foi executada em outubro de 1993, em apenas quatro dias,com o auxilio dos engenheiros de som Chris Potter e Matt Austin. Em um dos intervalos da New World Tour, McCartney teve a idéia de convocar Glover para a produção de algumas faixas do álbum Off The Ground, que seriam remixadas especialmente para o mercado da dance music (mais apropriadamente batizada como Tecno-teunônica, segundo um dos grandes especialistas no assunto, o autor inglês,
Ian Peel). O produtor, entretanto, ofereceu como contraproposta um sistema diferente de trabalho. Ao invés de adicionar às canções samplers de musicas compostas por outros autores, a idéia sugerida pelo produtor seria de “desmontar” algumas canções já gravadas por ele, e montar alguns “quebra cabeças musicais” que soassem como Trance Music experimental. Para a execução do projeto, Youth, Potter e Austin deixaram o estúdio Butterfly , em Londres,rumo ao The Mill, em East Sussex, onde as faixas seriam criadas da seguinte forma:


Back To The Egg - The Broadcast: partes dos diálogos dessa faixa, extraídos e separados em um mix especial.
Cosmically Concious - vocais e partes musicais extraídos e mixados à nova gravação, separada anteriormente.
Down To The River - linhas de baixo e violão remixados e "colados" à nova faixa.
Extratos de diálogos e melodias tocadas aleatoriamente por Paul McCartney em diversos instrumentos: contrabaixo acústico (o mesmo instrumento pertencido pelo baixista de Elvis Presley, Bill Black), banjo e flauta. Com mixagem básica produzida e batizada como "Transpiritual Stomp", Youth e os engenheiros Potter e Austin transformaram o produto em mais oito faixas:
01- Transpiritual Stomp
02- Trans Lunar Rising
03- Transcrystaline
04- Pure Trance
05- Arizona Light
06- Celtic Stomp
07- Strawberry Oceans Ships Forest
08- 444
09- Sunrise Mix
Sem a intenção de provocar alarde pela nova e exótica parceria, Paul McCartney e Youth decidiram lançar o álbum como "mais um trabalho" gravado e produzido peloThe Fireman (O Bombeiro - pseudônimo escolhido como homenagem à profissaõ seguida pelo pai de Paul, Jim McCartney, durante a Segunda Guerra Mundial).
Sobre a produção do primeiro álbum da linha The Fireman, Paul comentou em 1994: "Eu admito que as pessoas devam estar preparadas para ouvir o trabalho na direção que ele foi criado. Isto é, não é o álbum que vocês esperam normalmente de mim. Mas eu gostei muito, é bem interessante. É uma volta ao 'mundo conceitual' de coisas que já havia feito nos anos 60". O álbum foi lançado em 15/11/1993 nos EUA e 22/2/1994 no Reino Unido.



DOWNLOAD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário